terça-feira, 11 de abril de 2017

Dona Eugênia uma história de amor


Eugênia Ferrarezi Nunes 


BIOGRAFIA


Eugênia Ferrarezi Nunes, nasceu em 20 de abril de 1.909, na Fazenda Capoeira Grande, no Arraial de Souzas, município de Campinas, onde seus pais, imigrantes italianos, trabalhavam na cultura de café.


Terceira filha de Guilherme Ferrarezi e de Dona Agnyaro Maria, teve como irmãos mais velhos Raimunda e Florindo e como mais novos Júlio e Maria, todos já falecidos.

Desde cedo a jovem Eugênia manifestava seu temperamento extrovertido que a caracterizaria por toda sua vida, cativando as pessoas sob os olhares "críticos" de sua mãe e complacentes de seu bondoso pai.

No início dos anos 20, a família transferiu-se para a Fazenda "São Simão" no município de Cabreúva/Itupeva, na época grande produtora de café, onde seu pai veio a mando dos mesmos "patrões" gerenciar as atividades.
                           
Nessa época Dona Eugênia ajudava-o nas "escritas" da Fazenda e transmitia com toda a felicidade e dedicação aos demais moradores que não tinham a possibilidade de freqüentar escolas os seus parcos conhecimentos na arte de "ler e escrever".

Pelos idos de 1972 conheceu Francisco Nunes, próspero comerciante também de origem italiana e radicado na fazenda Concórdia, com quem veio a se casar em dezembro desse ano.

Dessa União nasceram Ademar Clemente Nunes e Therezinha Nunes, que lhes premiaram com netos e bisnetos.

Católica fervorosa, dedicou-se especialmente na ajuda ao próximo e particularmente aos humildes e necessitados.

"Filha de Maria", membro da Ordem Terceira do Carmo, desenvolveu continuamente por mais de 70 anos, serviços de ensinamento da religião católica em toda a região, que culminavam com uma festa "A Primeira Comunhão", na Igreja da Fazenda Concórdia, onde acreditamos tenham recebido esse sacramento durante todos esses anos alguns milhares de pessoas.

 Em tempos idos quando não se dispunha dos meios de locomoção e da estrutura social de hoje, vieram ao mundo "através de suas mãos" centenas de crianças, pois graças a sua prática atendia como "parteira", respondendo de pronto sempre que solicitada, não importando a hora, os riscos ou as sérias advertências de seus familiares. Quantas e quantas vezes essa corajosa mulher abdicava do seu conforto e sob condições adversas saía em socorro dos humildes e necessitados, atendendo-os em suas necessidades materiais e espirituais, orientando-os como proceder na condução da jovem criança que acabava de nascer, provendo-a com as roupas e os medicamentos que se fizessem necessários.

 Por ocasião do Natal, era uma festa. Primeiro certificava-se a quantidade de crianças que habitavam as Fazendas de propriedade de sua família, comprava-se doces, balas, bexiga e demais guloseimas e colocava-se matematicamente e em igualdade dentro de "saquinhos coloridos" que na véspera do Natal seriam distribuídos por ela juntamente com seus sobrinhos e netos, ocasionando uma grande alegria aos contemplados e uma satisfação única a ela própria por poder proporcionar aquela singela alegria.

No plano familiar e social foi uma pessoa excepcional - hospedava a todos sem distinção de raça, cor e posição social, recebendo com extrema simplicidade e alegria o que motivava que sua casa estivesse sempre "cheia" com pessoas para almoçar, jantar e até mesmo pernoitar.

Preocupava-se extremamente com o futuro de seus descendentes, lembrando-os das responsabilidades sociais, e para não esquecerem jamais alguma forma de ajudar ao próximo.

Expirou Dona Eugênia de uma maneira tranqüila em um sábado, 04/08/2001, acometida por osteoporose e problemas circulatórios que a impediam de locomover-se no plano físico mas jamais interferiram em sua fé, nos seus pensamentos e no seu "modo especial de ser".

Esteve até o final de seus dias cercada de extremo amor e carinho por parte de seus familiares e amigos, colhendo com abundância o que semeou e cultivou durante toda sua vida.

Dona Eugênia Ferrarezi Nunes foi motivo de orgulho para a população de nosso município. É por esta razão que todos  gostaram de ver o seu nome denominando uma escola local, pretendendo, com esse gesto prestar-lhe delicada e merecida homenagem



Professor  Colaborador 

Fonte: Familiares e Assembléia Legislativa  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dona Eugênia uma história de amor

Eugênia Ferrarezi Nunes  BIOGRAFIA Eugênia Ferrarezi Nunes, nasceu em 20 de abril de 1.909, na Fazenda Capoeira Grande, no A...